ENSEADA REALIZA TREINAMENTO DA BRIGADA DE INCÊNDIO
Na última sexta-feira (13/04), a ENSEADA realizou com sucesso o treinamento anual da sua brigada de emergência. O curso de formação de brigada tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem na prevenção e combate a incêndios nos possíveis cenários de emergência previstos para a instalação ocupada. O curso torna aptos os participantes para qualquer atendimento em primeiros socorros, caso haja a necessidade para atuação do formando.
O treinamento de brigada faz-se obrigatório para a revalidação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) da Unidade anualmente, documento exigido para o funcionamento e operacionalidade da companhia, além de atender a Norma Regulamentadora NR 23, uma das normas voltadas à segurança e saúde no trabalho (SST) com o objetivo de definir as medidas de proteção contra incêndios que as empresas devem seguir para evitar acidentes em seus estabelecimentos.
Participaram do treinamento aproximadamente 20 integrantes da própria Enseada e também das diversas empresas que integram o quadro de parceiros e subcontratados, divididos em dois momentos: o primeiro em sala de aula, com abordagens teóricas e o segundo em campo por meio da realização de treinamentos prático com diversas simulações.
A importância da brigada de incêndio nas organizações reside no fato da mesma ser a principal responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes, além de realização de medidas de primeiros socorros e ações preventivas, como a checagem dos extintores, saídas de emergência e rotas de fugas, reduzindo riscos de vida para os integrantes em caso de eventuais incidentes e preservando as instalações.
_________________________
Esta ação integra o escopo do Plano de Atendimento à Emergências – PAE e do Programa de Comunicação Social – PCS, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.