Enseada realiza Campanha do Outubro Rosa nas comunidades pesqueiras de seu entorno
Durante o mês de outubro, a Enseada Industria Naval promoveu um ciclo de palestras para campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, em parceria com as equipes das Unidades de Saúde da Família das comunidades locais. A ação teve como objetivo sensibilizar marisqueiras e pescadoras acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a melhoria das condições de tratamento e elevação das chances de cura da doença.
A campanha foi realizada nas sedes das associações de marisqueiras e pescadores de São Roque do Paraguaçu e Cairu de Salinas e na USF de Enseada do Paraguaçu, e contou com a presença de cerca de 59 participantes. Durante as palestras foram abordados os principais fatores de risco, a importância do autocuidado, assim como as possibilidades de tratamento na rede de saúde local e nos serviços especializados do SUS – Sistema Único de Saúde.
Representantes da Enseada realizando palestra na Associação de Marisqueiras e Pescadores de Cairu de Salinas.
Segundo Gabriela Silva presidente da Associação de Marisqueiras e Pescadores de Cairu de Salinas: “A associação e o projeto de Mulheres Maravida agradecem ao Estaleiro Enseada Indústria Naval, pelo apoio e pelas palestras que fazem grandes diferenças em relação aos cuidados com a saúde das mulheres em Cairu de Salinas. No dia 25/09/2022 foi realizado uma ação sobre cuidados com a saúde das mulheres, através de palestras promovidas pela equipe de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Muito obrigada pela orientação, apoio e dedicação.”
A Campanha na USF da Enseada do Paraguaçu foi realizada em conjunto com a equipe de saúde que promoveu exames preventivos, atendimento médico e encaminhamentos para exames de ultrassonografia e mamografias para as participantes da ação.
Morgana Carregosa, representante da equipe de responsabilidade social da Enseada juntamente com equipe da USF da Enseada do Paraguaçu.
Para Norma Borges, vice coordenadora da Associação de Marisqueiras e Pescadores de São Roque do Paraguaçu, “A ação do Outubro Rosa para nós marisqueiras foi muito informativa e de grande importância principalmente pela deficiência do acompanhamento de saúde dessa classe trabalhadora aqui no município, ainda pouco valorizada, e por não ter a atenção que merece apesar de tão insalubre.”
Participantes do evento na Associação de Marisqueiras e Pescadores de São Roque do Paraguaçu.
Ao final de cada ação foram realizadas dinâmicas de grupo com o intuito de reforçar a importância do autoconhecimento, do fortalecimento da autoimagem e elevação da autoestima. Neste momento algumas mulheres deram depoimentos acerca do próprio processo de adoecimento e de familiares, tanto em relação ao câncer de mama quanto ao de colo do útero.
Esse foi um momento que muitas mulheres se sensibilizaram e emocionaram ao ouvir relatos de superação e de reconstrução de vidas que são fontes de inspiração para outras mulheres.
Saiba mais:
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 100 mil mulheres, 61,61 podem ser acometidas pelo câncer de mama, e 15,38 delas podem desenvolver o câncer de colo do útero. O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no mundo e, se detectado na fase inicial, a chance de cura pode chegar a 90%, enquanto o de colo do útero, também quando descoberto precocemente, as chances são de 95%. Prevenir salva vidas!
___
Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e os Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.