Enseada promove treinamentos sobre segurança alimentar e processamento de pescado nas comunidades
A Enseada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Governo do Estado da Bahia (SEAGRI), realizou nos dias 18 e 19 de julho, uma jornada de capacitações nas comunidades locais. Noventa e seis moradores das localidades de São Roque, Enseada do Paraguaçu, Cairu e Conceição de Salinas participaram de palestras interativas, exibição de vídeos e oficinas sobre Segurança Alimentar e Processamento de Pescado.
Durante a ação foram abordados temas como manipulação de alimentos, boas práticas, cuidados básicos de higiene e saúde e alimento seguro. “A atividade teve como objetivo agregar valor aos subprodutos do pescado, melhorar a qualidade do produto consumido e comercializado, ampliando as possibilidades de geração de renda às comunidades”, comentou Morgana Carregosa, analista de Responsabilidade Social da Enseada.
Irma Lawinsky, médica veterinária e coordenadora do Programa de Educação da ADAB, ressaltou que “a importância desse trabalho está na troca de saberes, nas informações higiênico sanitária e conhecimentos diversificados quanto a segurança alimentar, que irão contribuir para melhoria da qualidade do pescado ofertado”. A médica ainda acrescenta que “é preciso educar as pessoas para mudança de conceitos, valores e atitudes visando a melhoria das condições sanitárias e ampliando a qualidade de vida da população”.
Para a presidente da Associação de Marisqueiras e Pescadores de São Roque do Paraguaçu, Norma Borges, o treinamento tem sido muito importante. “Desejamos que ações como essas tenham continuidade, pois tudo que for para o aprendizado e desenvolvimento de nossa comunidade, será sempre bem-vindo”.
Mais capacitação
Considerando a participação efetiva dos moradores e atendendo às solicitações, a Enseada irá ampliar a parceria com a ADAB e promoverá a realização de oficinas de Boas Práticas de Manipulação e Processamento de Pescado durante o mês de agosto para marisqueiras e pescadores das comunidades de São Roque, Enseada do Paraguaçu, Conceição e Cairu de Salinas. A ação se encontra prevista no Plano Diretivo de Pesca no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP e atende as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas no licenciamento ambiental do empreendimento.