Enseada promove mutirão de limpeza em comunidades pesqueiras do entorno do seu Terminal
A Enseada Indústria Naval realizou a 9ª e a 10ª edição do Projeto “Praia Limpa, Praia Linda” nos dias 26 e 27 de novembro nas praias das comunidades de Cairu e Conceição de Salinas, em Salinas da Margarida, e em 11/12/2022, nas praias de praias de Enseada e São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe, reunindo dezenas de pessoas no mutirão de limpeza de praias e manguezais.
A ação socioambiental tem natureza continuada e é realizada em parceria com as associações de pescadores e marisqueiras da região. A atividade coletiva visa despertar nessas comunidades a urgente necessidade de conscientização quanto ao problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, em especial, nas praias, manguezais e oceanos, além da necessidade de preservação do meio ambiente, buscando com isso diminuir os impactos ao ecossistema, principalmente o aquático.
O lixo marinho, principalmente os plásticos, ameaça não só a saúde dos mares e costas, mas também a economia e as comunidades. A maior parte desse lixo provém de atividades terrestres. Os plásticos, muito em especial os resíduos de embalagens como garrafas de bebidas e sacos não reutilizáveis, são de longe o principal tipo de detrito encontrado no ambiente marinho.
Segundo levantamento realizado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa, na sigla em inglês), o lixo que termina nos oceanos segue um caminho conhecido: sem o descarte adequado, vai para lixões, muitos deles à beira de corpos d’água, de onde seguem para o mar. Foi com essa premissa que se estimou que 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos por ano e o Brasil contribui com 2 milhões. 80% desse volume é fruto da má gestão dos resíduos sólidos nas cidades.
Neste sentido, as ações implementadas contaram com palestras ministradas pelo professor e ambientalista Carlinhos de Tote, que abordou a importância socioambiental dos ecossistemas dos manguezais e praias para o desenvolvimento sustentável, por meio de uma metodologia dinâmica e interativa, buscando sensibilizar os participantes para a importância da preservação do meio ambiente, sobretudo nessas comunidades que tem na pesca e mariscagem sua principal fonte de trabalho e renda, sendo a biota aquática impactada diretamente pela destinação inadequada dos resíduos.
As quatro ações de limpeza de praias e manguezais resultaram no recolhimento de 1.410 Kg de resíduos diversos em praias e manguezais adjacentes, em sua maioria copos descartáveis, garrafas pets, sacos plásticos, vidros, restos de artefatos de pesca, tampinhas de garrafas plásticas, itens de metal, vidros, portas de geladeira, sapatos, tapetes, entre outros.
Ao todo participaram da ação cerca de 150 pessoas, entre elas pescadores, marisqueiras, lideranças, professores, estudantes, comerciantes, moradores locais e representantes da Enseada e de empresas parceiras.
A coleta, o transporte e a pesagem dos resíduos foi realizada pela Copa Ambiental, empresa parceira da Enseada, e todo o resíduos reciclável foi doado para cooperativa de reciclagem no município de Santo Antônio de Jesus/BA.
A realização das ações de limpeza de praia surte um efeito muito positivo sobre as comunidades envolvidas, os participantes passam a se sentir parte integrante da solução de um dos maiores problemas que afeta o planeta. O engajamento dos moradores das comunidades é total e, com entusiasmo, alegria e diversão, realizam a coleta dos resíduos e, ao mesmo tempo, podem a refletir sobre os impactos da destinação inadequada sobre o meio ambiente.
Por outro lado, a equipe de Sustentabilidade da Enseada observa que essas iniciativas apresentam resultados muito gratificantes, podendo contribuir para a transformação do comportamento do indivíduo, com impactos positivos nas localidades trabalhadas, atuando de forma local para uma mudança global, além de representar uma questão de resgate da cidadania, ao buscar influenciar o comportamento coletivo para um ambiente mais saudável.
____
Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e os Programas de Educação Ambiental – PEA, Comunicação Social – PCS e de Sustentabilidade da Pesca que constam da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.