ENSEADA PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DIA DO MEIO AMBIENTE

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Enseada realizou uma série de ações educativas em escolas da rede pública de Maragojipe e Salinas da Margarida. As atividades, que atingiram 132 alunos, tiveram como objetivo conscientizar as crianças quanto a importância da preservação ambiental e o papel de cada um na restauração do meio ambiente.

A educação ambiental é essencial na formação das crianças, pois elas se tornam multiplicadoras de informações, influenciando diretamente suas famílias e comunidades. Ensinar as novas gerações sobre sustentabilidade é um investimento no futuro do planeta.

Este ano, o tema escolhido pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente foi “Geração Restauração”. As ações realizadas abordaram a importância deste tema, explicando que a restauração ambiental é uma responsabilidade coletiva e que ações individuais podem causar grandes impactos positivos.

As palestras foram realizadas em três escolas: Valdemar Alves Menezes, em Salinas sede, com 69 alunos; Antônio Virgílio de Medina, em São Roque do Paraguaçu, com 24 alunos; e Desembargador Oscar Dantas, em Enseada do Paraguaçu, com 39 alunos. Durante as atividades, foi discutido o conceito de meio ambiente e a relevância da restauração ambiental. As crianças aprenderam que, embora a humanidade seja responsável por muitos danos ambientais, também temos o poder de reverter esses impactos por meio de ações conscientes.

Exemplos práticos de como ajudar o meio ambiente foram compartilhados e os alunos participaram ativamente, sugerindo outras práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia. A frase que marcou o encerramento das apresentações foi: “Colhemos o que plantamos! Não jogue lixo, jogue sementes”. Inspirados por essa mensagem, os alunos receberam folhas de papel semente para plantar alface, incentivando a prática da agricultura sustentável em casa ou nas hortas escolares.

Para Eliene Lima, que conduziu a atividade nas escolas, foi uma ação rica de informações com uma linguagem simples e bem ilustrativa onde os alunos participaram, interagiram e puderam através da palestra aplicada fazer comparações com o fatos ocorridos como as secas no Amazonas e principalmente os alagamentos no Rio Grande do Sul.

Com essas iniciativas, a Enseada Indústria Naval reforça seu compromisso com a educação ambiental e a formação de uma nova geração consciente e ativa na proteção do nosso planeta.

Acompanhe abaixo o relato da professora Rute, da escola Professor Valdemar Alves Menezes: “Em nome da escola Professor Valdemar Alves Menezes, gostaria de expressar o nosso mais sincero agradecimento pela palestra inspiradora e envolvente apresentada recentemente na nossa escola. A forma como abordou-se o tema do meio ambiente foi, não só informativa, mas também cativante e motivadora. Acredito que momentos como este são fundamentais para a formação dos nossos alunos, pois oferece-lhes novas perspectivas e incentivo para explorar diferentes áreas de interesse. As palestras são, sem dúvida, sempre apreciadas na escola. Agradecemos o tempo e esforço dedicado e esperamos poder contar com a colaboração da Enseada novamente no futuro.

_________________________

Esta ação integra o escopo das ações do Programa de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS integrantes da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023, e 30.924, de 25/04/2024, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

18/06/2024
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado