ENSEADA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DA INDÚSTRIA NAVAL EM MARAGOJIPE

A Enseada participou no último dia 05 de novembro da Audiência Pública em Defesa da Indústria Naval e Offshore na Bahia, na sede da Fundação Vovó do Mangue, em Maragojipe/BA, que teve como objetivo congregar forças dos diversos segmentos para a retomada deste importante setor da economia, especialmente por sua relevância socioeconômica e capacidade de gerar riquezas para o país, a sua grande empregabilidade e promoção de qualificação profissional, além de contribuir para elevar a arrecadação de impostos para estados e municípios, representando um grande vetor de desenvolvimento regional.

A Enseada, representada por Cristina Mascarenhas, gerente de articulação institucional e sustentabilidade, destacou a relevância da iniciativa, especialmente considerando a profunda crise que indústria naval atravessou no país ao longo dos últimos anos e que foi particularmente muito difícil para a empresa, trabalhadores, pequenos empresários e toda a região. Destacou que as diretrizes atuais do Governo Federal para a retomada do setor são animadoras e que a empresa já percebe o aquecimento do mercado por meio dos anúncios da Transpetro, Petrobras e a movimentação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval e Offshore, que deverá resultar no envio de relatório indicando as medidas necessárias para a sua plena retomada, uma vez que o setor é dependente de estímulos governamentais.

Uma indústria naval forte, requer uma política de estado de longo prazo, que inclui uma política nacional de conteúdo local, linhas de créditos acessíveis, qualificação profissional e encomendas públicas e privadas perenes.

Neste sentido, a Enseada representa um importante ativo para a região do Recôncavo, com plena capacidade de alavancar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, com geração de emprego e renda, contratação de serviços e arrecadação de impostos para o setor público. Logo, todo apoio e esforço conjunto que puder ser realizado será muito importante para a retomada de suas atividades nesse importante setor da economia do país e poderá representar ganhos significativos para todos. A empresa reforça o seu compromisso em privilegiar sempre as contratações locais.

O evento teve o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e contou com a presença do presidente da Transpetro, Sergio Bacci, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, do Deputado Federal Bebeto Galvão, de Ricardo Oliva, do diretor da operadora Intermarítima, do coordenador geral da Federação Única dos Trabalhadores – FUP, Deyvid Bacelar, dos líderes sindicais do STIM Maragojipe e região, além de prefeitos, vereadores e representantes dos movimentos sociais, entre eles pescadores, marisqueiras e quilombolas da região.

___________

Esta ação integra o escopo da responsabilidade socioambiental da Enseada e do Programa de Comunicação Social – PCS integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

07/11/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado