ENSEADA MINISTRA TREINAMENTO DE INTEGRANTES SOBRE NR 34 E ISPS CODE
Com o objetivo atualizar os conhecimentos dos trabalhadores sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, reparação e desmonte naval previsto na NR 34, a ENSEADA reforça mais uma vez o seu compromisso em garantir a proteção e a segurança no trabalho ao realizar no último dia 07 de dezembro o treinamento de reciclagem com integrantes do setor administrativo, seguindo as normas regulamentadoras para o setor.
A NR 34 integra um grupo maior de diretrizes sobre a segurança no trabalho criado para evitar a ocorrência de acidentes laborais, que, além de ações preventivas, inclui o treinamento dos colaboradores. A norma estabelece medidas de segurança específicas, onde os profissionais se encontram expostos a riscos variados, como movimentação de cargas, operação de equipamentos pesados e condições climáticas adversas.
O escopo do treinamento prevê atualização sobre os regulamentos, padrões e melhores práticas para garantir a segurança no trabalho e prevenção de acidentes, além de incluir tópicos como identificação de perigos e gestão de riscos, procedimentos de emergência, sistemas de gerenciamento de segurança, proteção/preservação ambiental, dentre outras informações importantes para a coexistência pacífica no ambiente laboral.
Concomitantemente, os mesmos integrantes participaram da reciclagem anual dos conhecimentos relativos ao ISPS Code ou “Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias”, criado com o objetivo de estruturar a avaliação de ameaças e de definir ações de proteção apropriadas às embarcações e operações de terminais portuários. Por meio desse procedimento, o TUP da Enseada conquistou a certificação da International Maritime Organization – IMO, para realização de movimentação de cargas via exportação e importação. O treinamento teve como objetivo orientar os integrantes para detectar ameaças à proteção do empreendimento, além de orientar a adoção de medidas preventivas contra incidentes que afetem as operações navios ou instalações portuárias.
________
Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Educação Ambiental – PEA, Módulo Trabalhadores, e de Comunicação Social – PCS da Enseada e constam da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.