ENSEADA FORTALECE PARCERIA COM O IFBA PARA OS CURSOS DE BENEFICIAMENTO DE PESCADOS
O incentivo ao empreendedorismo social contribui positivamente para o desenvolvimento econômico local, uma vez que possibilita às comunidades competividade e o aumento da eficiência econômica, ao introduzir inovação tanto pelos produtos, como pelo incremento dos processos produtivos, propiciando melhor tratamento, acondicionamento, embalagem, rotulagem, além de transferência tecnológica e outras ferramentas produtivas para agregar valor econômico à determinada produção.
Pensando nesses aspectos, a Enseada Industria Naval deu sequência a sua parceria com o Núcleo Avançado de Salinas da Margarida do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, ao apoiar a realização de duas turmas do curso de Beneficiamento de Pescado, voltadas para pescadores e marisqueiras das localidades de Enseada do Paraguaçu (município de Maragojipe), Pirajuia e Mutá (município de Jaguaripe).
Com uma carga horária total de 40h, o curso foi ministrado no Campus do IFBA, em Salinas da Margarida/BA. O conteúdo programático trabalhado nas aulas práticas incluiu a preparação de embutidos e conservas de pescado e mariscos, controle de qualidade do produto e manuseio do pescado e aproveitamento de subprodutos, como a pele por exemplo, além de técnicas para armazenagem, embalagem e comercialização dos produtos finais.
Os cursos de extensão foram realizados com turmas reduzidas e observou todos os cuidados pertinentes ao momento delicado de pandemia do Covid-19. A Turma 01 teve encerramento das aulas no dia 24 de setembro, formando 09 alunos e a Turma 02 teve encerramento das aulas no dia 26 de novembro, com a participação de 11 alunos.
A iniciativa encontra-se prevista no âmbito do Plano Diretivo de Pesca – PDP, programa voltada à sustentabilidade da pesca e mariscagem local, que prevê em seu Eixo V iniciativas voltadas à qualificação dos pescadores e marisqueiras para melhor inserção do seu produto no mercado, com ações de manuseio, higienização, acondicionamento, embalagem, de forma a agregar valor à produção artesanal local.
Esta ação integra o Programa de Sustentabilidade da Pesca e de Comunicação Social da Enseada, atendendo às condicionantes socioambientais da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.