ENSEADA DOA MÁSCARAS DE PROTEÇÃO PARA A COMUNIDADE

Em tempos de pandemia do COVID-19 e da grande necessidade de combate e prevenção da transmissão do novo coronavírus, no dia 29 de maio a Enseada entregou 86 máscaras de proteção ao representante da comunidade Enseada do Paraguaçu, Sr. Vinicius Caldas, reforçando assim as iniciativas de proteção para o enfrentamento do drama sanitário que afeta o mundo inteiro e que no Brasil já levou a cerca de 30 mil mortes.

As máscaras foram produzidas na região e doadas pela empresa parceira Copa Ambiental, assim como por integrantes da Enseada, que se mobilizaram para colaborar com essa iniciativa.

Para Vinicius, que fez a distribuição dos itens na comunidade, a iniciativa chegou num momento muito apropriado e expressou o seu agradecimento:

“Obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que pudéssemos ajudar na prevenção do Covid-19 na comunidade de Enseadinha, fortalecendo assim, a nossa responsabilidade com a melhoria da saúde daqueles que ali vivem”.

A entrega foi realizada por Edson Souza e Pedro Barbosa, responsável pela área de QSMS da Enseada, que se sente realizado ao poder contribuir para a saúde dos moradores da região. A ação integra o escopo do Programa de Responsabilidade Social da empresa e conta com o amplo compromisso dos integrantes, reforçando o papel da empresa junto às comunidades do entorno

 

SOBRE A COVID-19

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto na China em 31/12/19 e provoca a doença chamada de COVID-19. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a esse tipo de vírus. Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa, sendo os sintomas mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, podendo ainda afetar o paladar e o olfato.

A transmissão acontece de uma pessoa contaminada para outra ou por contato próximo por meio de:  toque do aperto de mão, gotículas de saliva em suspensão no ar ou do espirro ou ainda de tosse, tocar em objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, corrimões de escadas e rampas, brinquedos, teclados de computador, entre outros.

O diagnóstico da COVID-19 deve ser realizado por profissionais de saúde que avalia os seguintes aspectos:

– Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente na hora da consulta (podendo ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.

– Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

– Pessoa que teve contato com outra(s) pessoa(s) infectadas.

 

COMO SE PROTEGER

A seguir apresentamos as recomendações básicas de prevenção à COVID-19:

– Lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos, utilizando água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%.

– Ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

– Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa em locais públicos, especialmente supermercados, farmácias, feiras, igrejas e bancos.

– Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

– Higienizar com frequência o celular, tablets, telefones, maçanetas, interruptores e os brinquedos das crianças.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal: talheres, toalhas, pratos e copos.

– Manter os ambientes limpos e bem ventilados.

– Evitar circulação desnecessária nas ruas, praças, estádios, lojas, shoppings, shows, cinemas e igrejas.

– Se estiver doente, evitar contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e permanecer em casa até melhorar.

– Dormir bem e manter uma alimentação saudável.

– Utilizar sempre máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

– SE PUDER, FIQUE EM CASA!

03/06/2020
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado