ENSEADA DESTACA RESULTADOS AMBIENTAIS DE 2024 E REAFIRMA COMPROMISSOS PARA 2025
Em 2024, a Enseada demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade ao realizar integralmente todos os monitoramentos previstos em suas licenças ambientais. Entre os diversos monitoramentos executados estão os de águas superficiais e sedimentos, águas subterrâneas, também chamado de programa de proteção de aquíferos, organismos bentônicos, ictiofauna (peixes), comunidades planctônicas, carcinofauna, ruídos, particulados e efluentes. Esses monitoramentos garantem que as operações da Enseada sejam realizadas de maneira responsável e sustentável.
Além dos monitoramentos ambientais, que são realizados em periodicidades diferentes, alguns semestrais, outros mensais, a Enseada mantém programas contínuos voltados para o fortalecimento da relação com as comunidades e a preservação ambiental. Programas como comunicação social, educação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos são executados de forma ininterrupta, promovendo conscientização, integração e boas práticas sustentáveis.
Os resultados dos monitoramentos realizados em 2024 foram positivos, comprovando que as operações do Terminal de Uso Privativo da Enseada não têm causado impactos negativos ao meio ambiente. A empresa também implementa constantemente diversas medidas mitigatórias para evitar quaisquer impactos ambientais e sociais. Um exemplo é a instalação de lonas de contenção entre o navio e o cais durante as operações de carregamento e descarregamento, prevenindo a queda de produtos no corpo d’água. Essas ações refletem a dedicação da Enseada em aliar desenvolvimento econômico à proteção do meio ambiente e à segurança da comunidade.
Com a retomada da construção naval em 2025, a Enseada planeja continuar e intensificar seus monitoramentos ambientais, reafirmando sua preocupação com os impactos que suas operações possam causar. A empresa reforça seu compromisso em atuar de forma preventiva e responsável, demonstrando que é possível crescer de maneira sustentável e em harmonia com o meio ambiente.
___________
Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS da Enseada, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.