ENSEADA DESTACA OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS NO 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SUSTENTABILIDADE

A Enseada Indústria Naval marcou presença no 2º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em 16 e 17/05/2024 em Salvador pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IBRADES) e pela Associação Comercial da Bahia (ACB). A apresentação realizada por Mario Moura, diretor de operações da companhia, no âmbito do painel sobre Portos, abordou a temática da Economia no Mar e teve como tema “Vantagens Competitivas de Operações Sustentáveis na Baía de Todos os Santos – BTS”.

Durante sua fala, Mario Moura apresentou a trajetória da Enseada, destacando as suas potencialidades operacionais nos hubs navais, logístico e industrial, destacando a política de sustentabilidade da empresa, que tem como diretriz orientadora  “promover o equilíbrio dinâmico entre os aspectos ambiental, social, cultural e econômico, enfatizando o seu compromisso com a promoção de ações que qualificam o relacionamento com as comunidades, estimulando seu desenvolvimento sustentável do ponto de vista da economia, dos recursos naturais e das pessoas. Ele explicou como a Enseada tem se dedicado a mitigar os impactos ambientais identificados durante o processo de licenciamento do empreendimento, demonstrando que é possível aliar eficiência operacional e responsabilidade socioambiental.

Mario enfatizou as vantagens competitivas que surgem de práticas sustentáveis, ressaltando que tais iniciativas não só protegem o meio ambiente, mas também podem resultar em benefícios econômicos e operacionais para a empresa. A participação da Enseada no evento reforçou a importância de um setor industrial, naval e logístico comprometido com a sustentabilidade, ratificando a necessidade de um equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental para garantir um futuro mais sustentável e seguro juridicamente.

Com o tema central “A Equação do Desenvolvimento, da Preservação e da Segurança Jurídica”, o evento reuniu especialistas, gestores e autoridades para discutir as interseções entre crescimento econômico, proteção ambiental e segurança jurídica.

_________________________

Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS integrantes da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

21/05/2024
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado