ENSEADA CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher na Enseada foi permeado por homenagens, dinâmicas e roda de conversa sobre autoestima e empoderamento feminino. Participaram da ação integrantes da Enseada e das empresas terceirizadas FGS, GPS, Ronseg e restaurante Frutos do Mar. A atividade contou com a presença do Diretor Industrial Mario Moura, que enfatizou a importância do trabalho feminino dentro do terminal, reconhecendo os talentos e habilidades profissionais e garantido as condições adequadas de segurança e bem-estar.

Em seguida foi realizada uma dinâmica de grupo sobre autoestima e empoderamento feminino, um momento especial, de interação e troca de experiências, no qual as integrantes puderam se expressar e se sentirem acolhidas, reforçando a sororidade e a cooperação feminina.

O dia também foi marcado pela live promovida pela BAMIN, empresa cliente da Enseada, com a diretora de RH, Carla Fabri, transmitida para suas sedes. Um momento descontraído, de interação e muitos aprendizados, com relatos de trajetórias profissionais permeados por histórias inspiradoras de coragem e superação.

O dia 08 de março celebra as conquistas como também reforça as lutas pelo protagonismo feminino e a busca por uma vida mais segura, saudável, com mais oportunidades e equidade.

Saiba mais

História do Dia Internacional da Mulher

Ao final da tarde de 25 de março de 1911, ocorreu um incêndio na fábrica Têxtil da Triangle Shirtwaist, em Nova York, que matou 146 trabalhadores: 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus. A fábrica empregava 600 pessoas, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, entre 13 e 23 anos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os baixos salários introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 08 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. Desde então o 08 de março vem sendo visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências psicológicas, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres.

_____

Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e o Programa de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

14/03/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado