ENSEADA APOIA RESGATE DAS TRADIÇÕES JUNINAS EM SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU
A Enseada, em parceria com a empresa Copa Engenharia Ambiental, apoiou o retorno da “Quadrilha Santa Fé” para a tradicional festa junina de São Roque do Paraguaçu, por meio da doação de materiais para a produção do figurino. A quadrilha é formada por jovens lideranças que realizam um trabalho coletivo ao longo do ano, que consiste na mobilização do grupo, produção cultural e captação de parceiros para o desenvolvimento de ações sociais e culturais junto às famílias e comunidade local. A manutenção da quadrilha é de extrema importância para preservação do patrimônio cultural da cidade e preservação das tradições juninas, além de propiciar interação entre as pessoas por meio de lazer, cultura, trabalho e geração de renda. O grupo, composto por 26 integrantes, realizou 03 apresentações em diversas localidades do município de Maragojipe, restando ainda realizar 02 apresentações até o final de julho, totalizando 05 apresentações ao longo dos meses de junho e julho de 2023.
Para Aline Dias, presidenta, coreógrafa e figurinista da Quadrilha Santa Fé:
“A importância do apoio a Quadrilha junina é essencial para o desenvolvimento da execução do trabalho artístico, a fim de resgatar e não deixar morrer essa cultura que há anos tinha sido esquecida, e hoje com o apoio da Enseada Indústria Naval, sindicato, comerciantes locais como Gereré Tour, e outros apoiadores, conseguimos pôr na rua uma quadrilha linda e organizada a nível de concurso. A fim de não deixar morrer nossa Cultura, queremos agradecer as parcerias feitas esse ano, e deixar claro aqui que ano que vem esperamos contar com todos vocês novamente, no apoio à confecção de nosso figurino e de todo cenário que será feito.”
“A população ficou surpresa, com a apresentação, pois não esperavam uma Quadrilha do jeito que foi feita, todos gostaram e foram muitos os elogios, nos parabenizando, pedindo para que não deixasse essa cultura morrer. Eu e Aline estamos realizados com nosso trabalho, que foi cansativo, mas no final deu tudo certo graças a Deus só temos a agradecer.” Relata Rodrigo Brito, Diretor geral da Quadrilha Santa Fé, coreógrafo, figurinista e idealizador da história contada.
A Enseada compreende que a arte e a cultura têm papel fundamental na transformação social dos jovens o incentiva o seu protagonismo, valorizando e fortalecendo suas manifestações culturais. Sempre que solicitada por instituições e grupos sociais que atuam nas comunidades da sua área de influência, o empreendimento dedica esforços para se engajar, estabelecer parcerias e atender as questões sociais, cumprindo sua responsabilidade social e contribuindo para o desenvolvimento e a perpetuação da cultura local, como preconizada pela anuência do IPHAN no processo de licenciamento do empreendimento.
________________
Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e do Programa de Comunicação Social – PCS da Licença de e Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.