CULTURA QUILOMBOLA É TEMA DE TDT DA ENSEADA

A Enseada promoveu no dia 25 de julho em seu Treinamento Diário de Trabalho (TDT) a palestra interativa, “Educação quilombola como estratégia para o desenvolvimento”, ministrado pela Drª e especialista em Tecnologia Social e Economia Solidária, Kátia Santos. Participaram da atividade 88 integrantes e colaboradores de empresas parceiras, prestadoras de serviço e clientes.

Durante a atividade foram apresentados vídeos educativos e realizadas dinâmicas que ampliaram o aprendizado e promoveram reflexões profundas sobre temas estruturantes como identidade, pertencimento, história e equidade étnico-racial e de gênero, além de aspectos relativos à cultura dos quilombos de Maragojipe.

Na oportunidade, abordou-se também a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, comemorado anualmente em 25 de julho, ressaltando a importância de mulheres quilombolas como Maria Felipa de Oliveira, de Itaparica e seu protagonismo para independência do Brasil, e Teresa de Benguela, heroína negra que liderou o quilombo do Quaritete, no Mato Grosso do Sul.

O TDT teve uma repercussão muito positiva entre os trabalhadores, especialmente por conta das dinâmicas realizadas que possibilitaram uma maior aproximação com a palestrante, criando um ambiente amistoso para uma maior interação. Alguns dos participantes chegaram a se emocionar com as questões relativas ao racismo e os diversos preconceitos enfrentados no dia a dia, tratados de forma lúdica, com linguagem acessível, porém firme.

Cleydson Carvalho, Gerente de Manutenção da Enseada, parabenizou a equipe de Sustentabilidade e de QSMS, responsável pela realização da ação, pela escolha do tema e da convidada. “Admirável o conteúdo, a força e presença com que a Dra Kátia administrou o tema. Parabéns! Deixo aqui um pedido para que possamos repetir mais vezes iniciativas como essa.”

Considerando a existência de diversas Comunidades Remanescentes de Quilombos na região, a Fundação Cultural Palmares destacou no âmbito da sua anuência durante o processo de licenciamento ambiental, a importância da Enseada realizar ações de disseminação de informações referentes aos quilombos de Maragojipe e seus principais aspectos culturais entre os trabalhadores, por meio de atividades regulares que contribuam para a valorização e fortalecimento dos aspectos étnicos e socioculturais dessas comunidades que se encontram no entorno do empreendimento Enseada. Ao final, foi distribuída aos participantes a cartilha “Quilombos de Maragojipe” especialmente desenvolvida pelo Prof. Vilson Caetano para ações voltadas ao publico trabalhador, elaborado a partir da pesquisa de campo realizada por demanda da Enseada para subsidiar a elaboração de diversas publicações sobre a rica cultura quilombola na região do Recôncavo Baiano.

Para a Drª Kátia, o diálogo com a equipe de profissionais da Enseada, trazendo a riqueza quilombola, trazendo a força do povo negro, trazendo o quanto nós contribuímos para o potencial que é o nosso país e levando principalmente a força da mulher negra no 25 de julho, exaltando a estrategista fantástica que foi Teresa de Benguela e fazer um debate, numa roda de conversa sensível e afetuosa entre todos, representa uma quebra de paradigmas.
Foi um momento único, incrível e ficou muito forte no sentimento de cada um que “tudo, tudo, tudo que nós tem, é nós”, como diz Emicida.
A equipe participou ativamente de todos os processos da atividade, se permitindo uma experiência incrível de trocas e conhecimento de um assunto que eles já vivem no seu dia a dia, mas que é invisibilizado pela sociedade. A força do povo negro. A força do povo.

________________

Esta ação integra o escopo da Anuência Nº 15/2010 da Fundação Cultural Palmares e dos Programas de Educação Ambiental para Trabalhadores – PEAT e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

25/07/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado