COMUNIDADE UNE FORÇAS PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE EM MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO “PRAIA LIMPA, PRAIA LINDA”

No último dia 28 de outubro, a comunidade de Cairu de Salinas se uniu em mais uma edição do projeto “Praia Limpa, Praia Linda”, uma iniciativa promovida pela Enseada Indústria Naval em parceria com a Associação de Pescadores e Marisqueiras, que envolve ações de educação ambiental e recolhimento de resíduos sólidos nas praias e manguezais da região.

O evento de conscientização ambiental contou com a participação de moradores locais, por meio do qual se destacou a importância da adoção de uma postura socioambiental responsável para com o descarte correto dos resíduos gerados no dia a dia, bem como, ressaltou-se os danos ambientais decorrentes e os impactos à saúde associados ao descarte inadequado de lixo nas praias e manguezais, além de afetar uma das principais atividades econômicas da região a atividade de pesca e mariscagem.

Com a participação de mais de 30 pessoas, o evento teve um foco especial no engajamento de jovens e crianças. Conscientizar as gerações futuras sobre a importância da preservação ambiental é uma das chaves para um futuro mais sustentável. A participação entusiasmada das crianças foi um ponto alto, demonstrando que a educação desde cedo pode ter um impacto duradouro na forma como encaramos o meio ambiente.

O foco principal da limpeza concentrou-se nos manguezais de Cairu de Salinas, uma vez que a vegetação destes ecossistemas funciona como um berçário de muitas espécies e representa uma barreira natural que retém os resíduos quando a maré se eleva, tornando essas áreas particularmente vulneráveis ao acúmulo de lixo. Assim, foram recolhidos cerca de 140kg de resíduos, com destaque para os plásticos (copos descartáveis, garrafas pets, tampinhas, frascos, entre outros), que representaram a grande maioria dos materiais encontrados, um dos principais problemas para os rios e oceanos, uma vez que esse material se decompõe em micropartículas que podem vir a ser consumidas pelos peixes, crustáceos e outros organismos, indo parar na cadeia alimentar dos seres humanos.

Os danos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos são imensos. Plásticos, em especial, podem levar centenas de anos para se decompor, poluindo não apenas o ambiente, mas também prejudicando a vida marinha e a saúde humana. Além disso, a preservação dos manguezais é essencial para a proteção contra enchentes, manutenção da biodiversidade e sustentabilidade das atividades pesqueiras, que são fundamentais para a economia local.

Para Patrícia França, coordenadora de Sustentabilidade da empresa, o sucesso do “Praia Limpa, Praia Linda” demonstra o poder da comunidade quando se une em prol do meio ambiente. A conscientização e a ação local são passos importantes para garantir a saúde do nosso planeta e das gerações futuras. A comunidade de Cairu de Salinas mostrou o seu engajamento com a questão ambiental e ficamos muito felizes com essa participação voluntaria tão expressiva.”

A ação contou ainda com a parceria empresa Copa Ambiental, que apoiou o projeto com o recolhimento dos resíduos, pesagem e a sua adequada destinação final.

_______________

Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Sustentabilidade da Pesca, de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Enseada e constam da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

01/11/2023
2 Comentários
2 Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

Navegando Juntos

Flavio, Muito obrigada pelo seu comentário. A Enseada segue comprometida com as questões socioambientais para a região do seu entorno.

FLAVIO

Maravilha de iniciativa, parabens.