Com o tema “Diga Não ao Plástico” a Enseada desenvolve campanha para o dia do Meio Ambiente
Para o dia do Meio Ambiente, a Enseada desenvolveu uma campanha intitulada “Diga Não ao Plástico” com cartazes distribuídos em pontos estratégicos da empresa e comunidades do entorno do seu empreendimento, objetivando estimular seus trabalhadores e os moradores dos arredores a adotarem uma postura proativa e responsável em relação ao uso do plástico, em especial aqueles de uso único, como por exemplo canudos, copos descartáveis, copos e garrafinhas de água mineral, talheres plásticos, entre outros, especialmente considerando o longo tempo que cada um desses produtos levam para se decompor na natureza, sendo carreado para os rios e oceanos, se transformando em micro plástico, que podem ser absorvidos pela biota aquática e por toda a cadeia trófica até chegar ao homem.
Além de afetar a vida marinha, esse dado é alarmante também para a nossa saúde. Os microplásticos – partículas microscópicas dos polímeros – são consumidos por inúmeras espécies que servem de alimentos a peixes e outras espécies marinhas que fazem parte da dieta humana.
Quando somados ao consumo indireto de partículas plásticas advindas de alimentos e bebidas que são embalados com plástico, chegamos a níveis alarmantes de polímeros em nosso organismo, cujo efeito em nossa saúde no longo prazo ainda é desconhecido.
O plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte.
Já a presença de plástico no oceano é considerado um dos principais desafios ambientais que a humanidade precisa enfrentar nas próximas décadas. Alguns estudos indicam que até 2050 haverá mais plástico do que peixes em nossos mares.
Mas a culpa é do material ou da forma como consumimos sem uma maior reflexão e logo descartamos as peças e produtos fabricados em plástico?
Como você pode ajudar:
– Prefira embalagens de papel, vidro ou papelão
– Carregue sempre a sua garrafinha de água, evite garrafas PET e copos descartáveis
– Use ecobag para compras
– Compre mais produtos a granel ao invés de embalados
– Recuse canudinhos ou use canudos de metal ou bambu
_______________
Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.