Ciclo de Palestras do Projeto World Clean Up Day na Baía de Todos os Santos
O Projeto World Clean Up Day é um movimento global que mobiliza cidadãos voluntários em diversos países para a limpeza de praias e ambientes marinhos, promovendo a conscientização quanto a importância da preservação ambiental e ressaltando o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos e seu impacto sobre a biota aquática.
Realizado anualmente no 3º sábado do mês de setembro, a iniciativa já uniu mais de 25 milhões de pessoas em 200 países e buscou aproveitar o poder das pessoas comuns para realizar coisas incríveis, e o diferencial reside na cooperação, alegria e colaboração, construindo pontes entre comunidades díspares e incluindo todos os níveis da sociedade – dos cidadãos às empresas.
Em 2024, a Enseada se engajou no World Clean Up Day junto a outros terminais e empresas que atuam na Baía de Todos os Santos, com o objetivo de contribuir para a sua preservação, especialmente considerando a rica biodiversidade e os impactos negativos que ameaçam este importante ecossistema. Para tanto, foi organizado um conjunto de ações entre elas um ciclo de palestras, que ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro, uma campanha de publicidade, além das ações de limpeza de praias em diversas localidades.
Realizadas em locais como o Museu do Mar, o Yacht Clube da Bahia e a sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, as palestras abordaram temas cruciais como “A economia do mar e a restauração dos corais na Baía de Todos os Santos”, “Uma baleia encalhou, e agora?”, entre outros temas relevantes. Especialistas discutiram também a importância do mergulho livre como ferramenta para combater a poluição marinha e compartilharam conhecimentos sobre a biologia e conservação dos animais marinhos e os impactos dos resíduos, especialmente o plástico, que se transforma em micro plástico e passam a ser ingerido por esses animais, atingindo o topo da cadeia alimentar, o ser humano. Além disso, as crianças de escolas públicas de Salvador participaram ativamente, criando uma conexão entre as novas gerações e a conservação do meio ambiente.
O público diversificado do ciclo de palestras incluiu desde funcionários de empresas que atuam diretamente com o meio ambiente até estudantes, evidenciando o compromisso coletivo com a educação ambiental. A iniciativa teve como foco principal a conscientização, preparando os participantes para as atividades de limpeza de praias que ocorreriam posteriormente. Esse preparo é fundamental, pois conscientizar a população sobre a problemática da poluição marinha contribui significativamente para a eficácia das ações de limpeza, além de promover um maior engajamento com a questão.
Empresas participantes:
Bahia Marina
Belov: Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore
Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA
CS Portos Aratu
Enseada Indústria Naval S.A.
I4Sea
Marinha do Brasil
Baía Viva
Ibrades
Intermarítima- Portos e Logística
Fundação Aleixo Belov
Wilson Sons
Yacht Clube da Bahia
Para Patrícia França, coordenadora de sustentabilidade da Enseada, “valorizamos profundamente iniciativas de preservação ambiental como esta. Sabemos que a educação e a conscientização são fundamentais para promover mudanças duradouras. O ciclo de palestras realizado foi um passo importante para engajar a comunidade em práticas sustentáveis, reforçando que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Acreditamos que a ação coletiva e a conscientização prévia são essenciais para garantir a saúde dos nossos mares e preservar a rica biodiversidade da Baía de Todos os Santos.”
_________________________
Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Sustentabilidade da Pesca, de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Enseada e constam da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.