Campanha Maio Amarelo 2022
O Maio Amarelo é uma ação de mobilização com o objetivo de alertar para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Pensando nesses aspectos, o Terminal Enseada vem realizando ao longo do mês de maio a campanha Maio amarelo, onde o coordenador da área de SMS, Pedro Barbosa, realizou TDT Geral – Treinamento Diário de Trabalho, voltados aos trabalhadores da empresa, como também das prestadoras de serviço que atuam no interior do empreendimento, como a Copa Ambiental, FGS, Gereré Tour, Aqua Load e o cliente BAMIN, buscando alertar para a responsabilidade e importância da consciência que todos devem ter para um trânsito mais seguro, elencando os cuidados a serem adotados ao trafegarem em vias urbanas, o respeito aos pedestres e demais usuários das vias e estradas. Foi destacado a importância do uso do cinto de segurança e enfatizando que nos dias atuais um dos maiores vilões do trânsito é o uso do celular ao dirigir, fato que tem contribuído para elevar substancialmente as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito.
Na oportunidade, foi reforçado o respeito às regras internas de trafegabilidade no interior do Terminal, onde deve-se obedecer a velocidade permitida, à sinalização de trânsito, faróis sempre ligados, ultrapassagens permitidas, dentre outras.
Por sua vez, a equipe de Sustentabilidade realizou ações de sensibilização para o tema junto aos motoristas de carretas responsáveis pelo transporte das cargas de minério até o Terminal Enseada, especialmente que se adote as recomendações da direção defensiva nas imediações das aglomerações urbanas.
A ação foi extensiva à comunidade de São Roque do Paraguaçu, na região denominada “rua do Pistão”, na rua da Rodagem e na Subestação, com o objetivo de promover uma maior conscientização dos moradores quanto ao perigo de realizar atividades sociais e esportivas na rodovia e imediações, especialmente considerando que frequentemente se observa crianças brincando nas suas imediações, além da prática de esportes e outras atividades, alheias ao tráfego intenso de veículos de grande porte.
Foi feito distribuição de folhetos informativos para pedestres, divulgação de cartazes em pontos estratégicos da comunidade, tais como: borracharia, lanchonetes, mercados, pontos de Taxi e Vans.
A Sr.ª. Maria Antônia de Jesus Santos, residente à rua da Subestação, considerou a iniciativa da Enseada como muito boa, ressaltando que essa linha de comunicação direta com a empresa é importante para comunidade, uma vez que precisam estar informados sobre tudo. É bom para os moradores, acrescentou.
As cartilhas da Coleção Sustentabilidade, podem ser acessadas através do link: https://issuu.com/estaleiroenseada.
Este informe atende à condicionante referente ao Programa de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.