CAMPANHA “JANEIRO BRANCO”: ENSEADA INCENTIVA OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL DOS INTEGRANTES
A campanha criada pelo Instituto Janeiro Branco, em 2014, tem como objetivo promover ações e reflexões sobre os cuidados com a saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano que se inicia. Este ano a campanha teve como tema “A vida pede equilíbrio”.
A Enseada, alinhada aos temas importantes que norteiam as suas atividades laborais, promoveu no dia 25 de janeiro um encontro – TDT (Treinamento Diário de Trabalho) – com a força de trabalho, reunindo os seus integrantes, além de subcontratados, parceiros e clientes, que participaram da oficina alusiva ao tema.
A atividade contou com a presença de aproximadamente 60 participantes que, ao final, participaram de uma dinâmica com o objetivo de fixação do conhecimento e disseminação do aprendizado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão e 18 milhões têm transtornos ligados à ansiedade. Por isso é importante levar a mensagem da campanha, gerar reflexões, indagações e visibilidade à saúde mental.
Conscientização leva à informação e combate o preconceito.
A atividade integra o Ciclo de Oficinas sobre “Desenvolvimento Humano: Saúde Emocional e Plano de Vida”, que tem o intuito de promover espaços interativos que contribuem para autodesenvolvimento, ampliar o conhecimento sobre a saúde mental e emocional e reforçar sua importância para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Na oportunidade foram aplicadas ferramentas que contribuem para elaboração de um plano de vida que promova maior realização tanto na vida pessoal quanto profissional dos integrantes.
Por que Janeiro Branco?
A campanha foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), em alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam realizar balanços das ações individuais e planejar, para o próximo ciclo de 12 meses, novas resoluções e metas. De acordo com os idealizadores, de maneira simbólica, o primeiro mês do ano é reservado como uma “página em branco” para que novas práticas sejam reescritas, objetivando o bem-estar da saúde mental.
Dados sobre a saúde mental no Brasil
De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%).
De acordo com pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil é um dos países que possui o maior número de pessoas depressivas e ansiosas, tendo 63% de indivíduos com ansiedade e 59% com depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em maio de 2013, o Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013-2030 com a finalidade de estabelecer metas que aprofundem as discussões sobre o tema e reforcem a atenção à saúde mental.
____
Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental para Trabalhadores – PEAT e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.