CAMPANHA DO AGASALHO DE 2023 DA ENSEADA AQUECE COMUNIDADES EM MARAGOJIPE
No último mês, entre os dias 11 e 13 de julho, a Enseada promoveu a entrega dos itens arrecadados de mais uma edição da Campanha do Agasalho “Ser solidário não tem hora”, levando calor e solidariedade para o distrito de São Roque do Paraguaçu e as comunidades remanescentes de quilombos de Guaí, Guaruçu, Tabatinga e Capanema, todas localizadas no município de Maragojipe/BA.
A ação teve como objetivo arrecadar roupas, cobertores e agasalhos a serem doados às pessoas em situação de vulnerabilidade social nestes meses mais frios do ano, buscando oferecer conforto à essas famílias, em especial aquelas que vivem em moradias em condições precárias, construídas em áreas, insalubres tornando-as mais suscetíveis ao frio intenso durante a estação do inverno.
No total foram arrecadadas 109 peças, entre agasalhos, cobertores, calças, camisas de manga comprida e meias, destinados a adultos e crianças, contemplando mais de 50 famílias de São Roque do Paraguaçu e dos quilombos do Guaí, Guaruçu, Tabatinga e Capanema. A iniciativa contou com o engajamento das empresas Copa Engenharia Ambiental, FGS, Gereré Tour e Romseg, reforçando o compromisso social e a responsabilidade corporativa para com as comunidades locais.
A campanha foi recebida com profunda gratidão pelas comunidades assistidas. Muitos expressaram palavras de agradecimento e bênçãos à equipe da Enseada e às empresas parceiras envolvidas na realização dessa ação humanitária. Uma das falas que se destacou foi: “Que Deus abençoe cada um de vocês que se juntaram e lembraram de nós. A doação chegou em boa hora, para aquecer nesse frio, só Deus para pagar a vocês e que essa ação continue para que mais pessoas possam ser lembradas também”.
Para as famílias contempladas, a ajuda recebida foi mais do que apenas agasalhos e cobertores, representou um gesto de solidariedade que trouxe esperança e gratidão. Eliene Lima e Morgana Carregosa, integrantes da equipe da Enseada, responsáveis pela entrega dos donativos, contaram com o apoio de Antônio Bonfim, presidente da Associação de Amigos de São Roque do Paraguaçu, de Marina Calheiros, representante da Associação Quilombola Guaipanema, de Maria Rita, presidente da Associação Mariquilombo e de Eduardo Sousa, colaborador da empresa Gereré Tour.
A satisfação de Eliene Lima foi notória, ao relatar que a experiência foi extremamente gratificante, em especial por poder testemunhar a alegria e o impacto positivo nas vidas das pessoas beneficiadas pela iniciativa. “Fiquei radiante com esta ação”, disse ela, enfatizando a relevância de poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que mais necessitam.
A Campanha do Agasalho realizada pela Enseada, juntamente com empresas parceiras, reforça a importância da solidariedade e da responsabilidade social no enfrentamento das desigualdades sociais. As temperaturas mais baixas do inverno pode ser especialmente duras para as famílias em situação de vulnerabilidade, e a iniciativa demonstrou que com a soma de esforços e generosidade é possível amenizar os desafios enfrentados por essas comunidades.
_______________
Esta ação integra o escopo das ações de responsabilidade social e do Programa de Comunicação Social –PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA, além das Anuências 08/2010 e 15/2010 da Fundação Cultural Palmares – FCP.