CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DA RESERVA LEGAL DA ENSEADA
A Enseada iniciou em fevereiro de 2022 a campanha de educação ambiental voltada à preservação da sua Reserva Legal junto às comunidades do entorno, com o objetivo de conscientizar a população quanto à retirada ilegal de madeira e a caça dentro dos limites da área.
A campanha destacou que a criação da Reserva foi um compromisso da Enseada junto ao Ibama, por ocasião do seu licenciamento ambiental, como forma de compensar a supressão de vegetação realizada para a implantação do estaleiro na região.
Para tanto, foi criado um cartaz de divulgação e um folheto destacando a importância da Reserva Legal como propriedade particular voltada à preservação permanente de espécies nativas da Mata Atlântica, destacando que o desmatamento causa problemas ambientais graves, provocando a morte de animais nativos da região e resultando em um solo mais exposto a agentes erosivos, comprometendo com isso toda a biodiversidade local.
Foi esclarecido que a Lei 12.651, de 25/05/2012, também conhecida como novo “Código Florestal”, estabelece normas sobre a proteção da vegetação, buscando conscientizar a população quanto à necessidade de proteger a Reserva Legal do empreendimento e alertando ser proibida a entrada o local, a retirada de madeira, assim como a caça de animais.
O material de divulgação foi afixado em pontos estratégicos das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu seguida de mobilização da comunidade e, na sequência, foi realizada no dia 21/02, reunião na sede comunitária de Enseada para os esclarecimentos sobre a campanha, destacando a importância de se contar com a colaboração dos moradores para prevenir o desmatamento da Reserva Legal do empreendimento.
Canal para sugestões, reclamações ou elogios: 71 99962-7173
Este informe atende à condicionante referente aos Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.