APRESENTAÇÕES COMUNITÁRIAS DO PROJETO BARCAÇAS MARCAM A RETOMADA DA INDÚSTRIA NAVAL NO RECÔNCAVO BAIANO

Nos dias 21 a 23 de janeiro, Maragojipe e Salinas da Margarida testemunharam um evento de significado histórico: as apresentações comunitárias do Projeto Barcaças. Centenas de moradores das comunidades locais se reuniram para celebrar o início de uma nova era para a indústria naval na região do Recôncavo Baiano, após uma espera de uma década. Este momento não apenas renovou as esperanças, mas também promoveu um diálogo crucial sobre o futuro da comunidade.

São Roque do Paraguaçu

Cairu de Salinas

As reuniões, realizadas nas comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, Cairu e Conceição, além da sede de Salinas da Margarida reuniram um público diverso, incluindo trabalhadores, comerciantes, pescadores, marisqueiras, representantes de diversas associações e de sindicatos como, por exemplo, o STIM Maragojipe e Região, além de representantes do poder público executivo e legislativo, lideranças locais e moradores em geral. O evento não se limitou à apresentação do projeto Barcaças, mas também destacou os programas socioambientais da Enseada e abriu espaço para discutir anseios, dúvidas e novas perspectivas de desenvolvimento coletivo.

Salinas da Margarida sede

Enseada do Paraguaçu

Conceição de Salinas

Veja abaixo depoimentos de alguns participantes:

“Me chamo Reginaldo Caetano, sou natural de Salinas da Margarida-Ba, sou filho de pescador e marisqueira, o mar sempre foi a nossa fonte de renda, mas como todo jovem sonhador resolvi ir mais além na carreira profissional e hoje sou formado com Aquaviário-Marinheiro de Convés pela Marinha do Brasil e também sou Técnico em Logística. Falar do Estaleiro é falar de sonhos, esperança, dignidade, desenvolvimento e mudança de vida para nossa comunidade. Eu que entrei como apropriador de equipamentos e mais tarde finalizei na área de logística, onde aprendi muito e pude crescer ainda mais na área profissional. O fechamento do Estaleiro causou muitos danos a nossa comunidade pois vimos muitos sonhos sendo interrompidos diante dos nossos olhos, muitos pais e mães de famílias desempregados, muitos jovens sem oportunidades, daí tivemos que com muita luta nos reinventar, muitos voltaram a pescar e mariscar, outros tiveram que empreender de alguma forma e outros tiveram que deixar suas famílias e ir para o trecho. Com essa retomada acreditamos que teremos nossos sonhos reavivados pois o desejo de todos nós era ter um empreendimento de grande porte perto de nós, hoje a nossa comunidade já tem grandes profissionais aptos e capacitados aguardando esta grande oportunidade. Esperamos ansiosamente a nossa vez pois queremos juntos construir uma nova história no Estaleiro Enseada.”

“Sou Leidenalva Barbosa dos Santos, estou presidente da associação de amigos de São Roque, como moradora do distrito de São Roque estou muito feliz com a retomada da indústria naval em nosso município fruto de várias discussões, hoje o sentimento é de recomeço e esperança em dias melhores para nossa comunidade, hoje vejo um novo olhar em nossa comunidade, já escuto as pessoas fazendo planos e sentindo que novos ventos estão soprando sobre nosso distrito, como mulher e soldadora espero que nós mulheres tenhamos também oportunidades em poder trabalhar nesse novo projeto das barcaças, aproveitando a oportunidade para pedir que deem oportunidade a mais mulheres nesse projeto pois nossa comunidade tem mulheres profissionais em diversas áreas.”

“É com grande emoção que relato esse depoimento, eu sempre acreditei nunca desisti em acreditar nessa empresa mãe, o Enseada para mim sempre foi visto como uma mãe. Primeiramente quero agradecer a Deus hoje estamos vivendo um ano atípico com muita expectativa. Que nessa retomada das obras seja de benção. A geração de empregos que trará renda para nossa região, para o comércio e também fortalecendo nossas culturas locais e etc. Rosário Alexandra, líder comunitária e membro da associação do quilombo Enseada do Paraguaçu.”

“As reuniões nas comunidades referente ao Projeto Barcaças foram muito importantes para todos os trabalhadores. Além de apresentar o projeto as pessoas puderam ser ouvidas. Também tiraram suas dúvidas e ouviram as informações diretas da Fonte. Que é da Empresa Enseada. O papel da Rádio Litoral como imprensa foi muito importante. Pois pudemos ouvir tantos a empresa, como o sindicato, associações dos trabalhadores e trabalhadores. E Levando as informações para as pessoas que tem interesse de trabalhar no Estaleiro. Principalmente os moradores de Enseada do Paraguaçu e São Roque do Paraguaçu. Acredito que a Rádio Litoral aproximou o Estaleiro da Comunidade. Dos profissionais. Com a internet temos muitas informações soltas. E que muitas vezes criam expectativas falsas pois não são informações verídicas. Então o papel da Rádio Litoral tem sido muito importante. Indo para as reuniões. Levando as informações concretas e tem sido de grande valia. Queremos estender esses laços ainda mais para trabalharmos e levarmos as informações de forma ainda mais efetiva para todos, esse acompanhamento da imprensa é muito importante principalmente o valor que a empresa Enseada tem dado a mídia local.” Palavras de Vinicius Caldas, presidente da Rádio Litoral Enseada.

Essa iniciativa não apenas contribui para o desenvolvimento socioeconômico, mas também fortalece os laços comunitários e abre caminho para um futuro sustentável e próspero para região. Em breve serão agendadas as devolutivas para dar encaminhamento às demandas comunitárias e continuidade do processo de construção coletiva de futuras ações socioambientais.

________________________

Esta ação integra o escopo de ações de Responsabilidade Social da Enseada e dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

27/01/2025
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado