APRESENTAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA DE SOJA PARA LIDERANÇAS DA COMUNIDADE

No dia 22 de novembro, a Enseada se reuniu com lideranças da comunidade de São Roque do Paraguaçu para apresentação de nova operação em seu Terminal de Uso Privativo (TUP) voltada à movimentação de carga de grãos (soja). O projeto tem como objetivo tornar a exportação de grãos via TUP Enseada uma opção para o escoamento da carga do Oeste da Bahia, considerado um dos principais estado produtor de soja no Brasil. Atualmente, as cargas baianas saem pelo Arco Norte, principal rota de escoamento que engloba portos e terminais nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Maranhão.

Na ocasião, destacou se tratar um projeto piloto que, caso confirmada a sua viabilidade, poderá representar mais uma alternativa de carga no escopo da diversificação das operações logísticas do TUP Enseada, ampliando assim as possibilidades de geração de trabalho e renda para as comunidades de seu entorno, movimentando a economia local.

A reunião teve como intuito construir de forma participativa alterativas para prevenir e mitigar impactos da operação do Terminal. Os presentes trouxeram alternativas para minimizar os impactos da operação  tais como, a antecipação do horário da umectação das vias de acesso, a continuidade de articulação institucional realizada pela Enseada junto a ao governo do Estado por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano (SEINFRA e SEDUR) para concluir os 5Km da BA 512 que liga São Roque a Nazaré das Farinhas (em andamento) e garantir a requalificação definitiva dos 13km, além de buscar interlocução com a Prefeitura de Maragojipe.

Na oportunidade também foram apresentados os programas socioambientais e reafirmado o compromisso da Enseada com o desenvolvimento local por meio de projetos sustentáveis e de inclusão socioprodutiva. A comunidade sugeriu ampliar a divulgação das ações socioambientais via jornais e informes. Vale ressaltar que tais iniciativas ampliam a relação de transparência e confiança através da escuta ativa e do diálogo, além de fortalecer o processo de construção coletiva.

Participaram da reunião representantes de organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias de São Roque os senhores Antônio Bonfim, Associação de Amigos de São Roque; Jailton de Lima, Aloísio dos Santos e Fábio Junior representantes da Comissão de Lideranças de São Roque, Rosevaldo de Jesus – Associação de Trabalhadores de São Roque e Leonardo Cavacante, trabalhador Enseada.

Mais informações:

As iniciativas operacionais da Enseada resultaram em significativo crescimento do número de empregos gerados a partir de 2020, que praticamente quadruplicou no período, apontando para perspectivas positivas no futuro próximo, ressaltando que 86% da mão de obra contratada pela empresa, assim como pelos seus prestadores de serviço, é formada por trabalhadores da região, em especial das comunidades de Enseada do Paraguaçu e São Roque do Paraguaçu.

Principais medidas adotadas:

Trânsito das carretas:

– De segunda à sábado das 6 até as 22h00

– Circulação em baixa velocidade com máxima segurança

– Campanha de conscientização junto aos motoristas para aplicação do protocolo de Direção Defensiva, especialmente nas áreas urbanas

– Monitoramento da via: para identificar eventual queda de produto

– Recolhimento de produto porventura caia das carretas e destinação adequada

– Umectação da via

Vias de acesso:

– Articulação SEINFRA e SEDUR para a continuidade da recuperação da Rodovia BA-514, inclusive da 2ª etapa

Movimentação de navios:

– Em baixa velocidade para prevenir acidentes com embarcações de menor porte e reduzir ruídos subaquáticos que impactem a fauna local.

Divulgação de informes às comunidades / Associações de Pesca e Mariscagem, com a previsão de datas e horários de chegadas e saída das embarcações.

Comunicação:

– Canal de comunicação aberto para as comunidades: para denúncias, elogios e sugestões.

________

Esta ação atende às ações de relação com as comunidades da Enseada e do seu Programa de Comunicação Social – PCS, constando da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e das Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

28/11/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado