ANDADA DO CARANGUEJO – CAMPANHA DE PREVENÇÃO À CAPTURA ILEGAL

A andada do caranguejo é um fenômeno natural que ocorre na região Nordeste do Brasil, principalmente no estado da Bahia. Trata-se do período de migração dos caranguejos-uçás (Ucides cordatus) em busca de locais adequados para acasalamento e reprodução.

Durante a andada, que em 2023 ocorre nos meses de janeiro, fevereiro e março, milhões de caranguejos saem das suas tocas, nos manguezais. Esse processo dura alguns dias e é acompanhado de perto pelos moradores locais, que aproveitam para capturar os crustáceos e comercializá-los.

Na Bahia, a captura de caranguejo é especialmente importante para a economia e cultura das comunidades litorâneas. O estado é responsável por cerca de 95% da produção de caranguejo-uçá no país, e muitas famílias dependem da pesca e venda desse crustáceo para sobreviver.

A pesca excessiva e a degradação dos manguezais têm colocado em risco a sobrevivência dos caranguejos e das comunidades que dependem deles. Por isso, desde 2000, o governo da Bahia instituiu o período de defeso, que proíbe a captura, transporte, beneficiamento e comercialização de caranguejos durante a andada e em outras épocas do ano. O descumprimento poderá ser penalizado com perda do produto, apreensão dos petrechos e multa de R$700 a R$100 mil.

Diversas iniciativas de preservação e conservação dos manguezais vêm sendo desenvolvidas na região Nordeste, incluindo projetos de educação ambiental, monitoramento da pesca e recuperação de áreas degradadas.

Devida a importância da temática e considerando a forte vocação para o comércio desse crustáceo na região do entorno do seu empreendimento, a Enseada iniciou em fevereiro uma campanha de conscientização quanto à proibição de captura do caranguejo-uçá durante o período da andada. A campanha abrangeu a divulgação de cartilhas informativas em pontos de grande circulação das comunidades dos arredores do empreendimento, incluindo associações de pesca e mariscagem e a explanação do assunto em um TDT – Treinamento Diário de Trabalho, feito para os colaboradores da Enseada e das empresas subcontratadas e parceiras.

Para culminar a campanha, serão realizadas duas palestras em escolas dos municípios de Maragojipe (distrito de São Roque do Paraguaçu) e Salinas da Margarida (sede), abordando a andada do caranguejo, além de outras questões de cunho ambiental, especialmente considerando que os jovens quando sensibilizados para o tema têm alto poder de influenciar membros da sua família e conhecidos sobre a importância de preservação da espécie.

A andada do caranguejo é um espetáculo natural mas, para que essa tradição continue acontecendo anualmente e para que as comunidades locais continuem gerando trabalho e renda por meio da coleta dessa espécie, é fundamental que haja um equilíbrio entre a captura e a conservação dos manguezais e da biodiversidade marinha.

______

Esta ação integra o escopo dos Programas de Sustentabilidade da Pesca, por meio do Plano Diretivo de Pesca – PDP, de Educação Ambiental – PEA, Educação Ambiental para Trabalhadores – PEAT e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

03/03/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado