Ação socioambiental mobiliza moradores de São Roque do Paraguaçu

A Enseada apoiou mais uma ação socioambiental do projeto “Praia Limpa, Praia Linda!”. Dessa vez a ação aconteceu na Praia do Periquito, localizada no distrito de São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe-BA, e contou com a presença da comunidade local.

Cerca de 80 participantes coletaram aproximadamente 1,5 tonelada de lixo, que foi descartado de forma irregular na praia e no manguezal. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo e articulado que reúne empresas, poder público, escolas, associações comunitárias, pescadores, marisqueiras, além de barraqueiros, lideranças e os próprios moradores”, explicou Morgana Carregosa, Analista da Área Socioambiental da Enseada.

O evento contou ainda com o apoio de lideranças das comunidades de Conceição de Salinas e Enseada do Paraguaçu, além de representantes da Humana Brasil, uma ONG que realiza trabalho de assistência técnica junto aos pescadores artesanais e agricultores familiares da região.

De acordo com Kleudson Gonçalves, membro da comissão organizadora da ação e presidente da Associação de Trabalhadores da Construção Pesada e Metalúrgicos da Região do Recôncavo Baiano – ATCPM, é preciso conscientizar a população para a importância de manter a praia limpa.“Sabemos que a preservação é um trabalho nosso, pois somos responsáveis pela natureza. Precisamos lutar por essa causa e multiplicar essa ideia”.

Orgulho em pertencer

Ações como essas são importantes, pois contribuem para reforçar o sentimento de pertencimento desses atores sociais dentro das comunidades. “Queremos mostrar a importância de valorizar os espaços públicos de convivência e, sobretudo, promover processos permanentes de formação da cidadania ambiental. Essa ação contempla os objetivos do Plano Básico Ambiental da Enseada – PBA, que visa desenvolver projetos junto às associações locais, comunidades tradicionais e órgãos públicos, articulando a construção de uma rede cooperativa de cidadãos ambientais, voltados à atuação compartilhada e comprometida com o desenvolvimento sustentável local e regional”, complementou Morgana.

Para a Analista, é através do trabalho coletivo, no qual o indivíduo atua como agente de transformação social, e na consolidação dessa rede, que é possível promover o bem-estar coletivo. “Assim a gente consegue promover a melhoria da qualidade de vida dessa população, que tem na pesca artesanal e na agricultura familiar seu principal meio de subsistência”.

O apoio ao projeto “Praia Limpa, Praia Linda!” faz parte do Programa de Educação Ambiental para Comunidade – PEAC da Enseada Indústria Naval, e atende às condicionantes socioambientais dos órgãos licenciadores do empreendimento.

 

 

 

 

#orgulhoemtransformar

 

#orgulhoempertencer

 

 

 

17/04/2018
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado