A SUSTENTABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO DE PROCEDIMENTOS COM AS EMPRESAS PARCEIRAS

O alinhamento de procedimentos com empresas prestadoras de serviços é questão fundamental para o sucesso da gestão dos aspectos relativos à saúde, segurança e meio ambiente de um empreendimento, no sentido buscar trabalhar com segurança e sustentabilidade ambiental, sem intercorrências.

Via de regra, cada empresa  tem a sua cultura, práticas e procedimentos, mas se a sua atuação ocorre dentro da área de uma empresa contratante, necessariamente esta precisa se adequar para não impactar negativamente ou incorrer em “não conformidades” que possam vir a prejudicar a contratante.

Neste sentido, a gestão de SMS da Enseada retomou em 15/06 a rotina de reuniões mensais para um melhor alinhamento com as empresas parceiras que atuam dentro do estaleiro, entre as quais podemos citar a Copa Ambiental, a FGS e a GPS.

Durante a reunião foram destacados os principais pontos de atenção a serem observados pelas empresas parceiras, indicando que atualmente a principal operação da Enseada é atividade portuária, sendo extremamente importante o alinhamento com o QSMS, para continuarem com o índice zero em acidentes.

Participantes: Caroline Costa – Técnica de Segurança/ FGS; João Hipólito – Supervisor /FGS; Jelve das Neves – Supervisor de Oficina /FGS; Marcelo Lobo Bitencourt – Supervisor de Segurança Portuária /Enseada; Josenilton Lima – Lider de Segurança / GPS; Priscila Lima – Biologia COPA Ambiental;
Domingos Ferreira – Supervisor Administrativo /Enseada; Pedro Barbosa, Coordenador SMS Enseada.

 

Na sequência, destacou-se os seguintes pontos considerados essenciais e inegociáveis para empresa:

a) Reforçar junto aos colaboradores as questões de segurança, a importância e obrigatoriedade do uso de EPIs conforme a atividade desenvolvida, a obrigatoriedade de identificação por meio do uso do crachá da empresa, a retirada de circulação de fardamentos que não sejam da própria empresa ou que estejam danificados; além da importância de não se negligenciar informações mesmo que sejam em casos de incidentes;

b) Informado que a Enseada está desenvolvendo um Projeto de Auditorias voltado às empresas subcontratadas e, para tanto, é de suma importância que cada uma disponha de uma pasta contendo todos os documentos dos colaboradores, tanto na sede da empresa quanto dentro do site.

c) A limpeza e organização das áreas é de responsabilidade de todos, assim como o cuidado com o meio ambiente e a segurança é de importância fundamental para o pleno funcionamento da unidade.

d) A importância de as empresas prestadora de serviços atentarem para separação adequada dos resíduos de maneira a viabilizar a coleta seletiva e contribuir para ampliar o índice de reciclagem dentro da unidade.

e) O necessário respeito entre colaboradores para que as relações de trabalho sejam cordiais e educadas.

f) As inspeção mensais de máquinas e equipamentos serão realizadas pela Enseada para atender as demandas da licença ambiental, sendo exigido das empresas as correções necessárias.

g) O acesso de veículos ao Terminal deve ser sempre precedido de cadastramento para controle de acesso junto à Receita Federal, além de não ser permitido o trânsito portando vidros fumês ou com propagandas políticas;

h) Proibido funcionários portando vestimentas contendo propaganda política de qualquer natureza ou realizar propaganda para qualquer candidato.

i) Adequar as práticas de contratação de serviços, compatibilizando-as com as Políticas de Recursos Humanos, Gestão do Conhecimento, SMS e de Segurança da Informação sobre os negócios e atividades da Enseada.

Ao final, foi lembrando aos presentes que as ações elencadas são inegociáveis, uma vez que a sua não observância poderá comprometer o desempenho operacional da Enseada e não serão toleradas as “não conformidades”, sendo essencial a disseminação e a capilarização dessas informações junto as equipes de cada uma das empresas presentes, de maneira que todos tenham o mesmo alinhamento.

O conjunto de práticas de gestão da Enseada relacionadas com SMS busca averiguar na rotina das operações se as práticas relacionadas à atuação das empresas contratadas para a prestação de serviços no âmbito do empreendimento contribuem para uma gestão mais eficaz e eficiente quanto aos aspectos relativos à sustentabilidade e o atendimento aos procedimentos exigidos nas suas licenças, além de impactar positivamente os trabalhadores no nível dos riscos e perigos para a saúde. Tais alinhamentos voltam-se a:

– Redução dos riscos de acidentes;

– Maior cuidado com o meio ambiente;

– Aumento da garantia de atendimento nos casos de emergência;

– Maior preservação da saúde dos funcionários contratados.

As exigências de SMS presentes no âmbito da prestação de serviços podem contribuir sobremaneira para uma gestão organizacional alinhada com os modernos preceitos de desenvolvimento sustentável, contribuindo também, para uma melhoria do estilo de vida dos trabalhadores e consequentemente da organização.

Por outro lado, o atendimento pelas empresas das exigências contratuais de SMS contribui para reduzir significativamente as ocorrências indesejáveis de acidentes e, consequentemente, aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços. Para tanto, centra suas ações nas pessoas, de maneira que desenvolvam o raciocínio crítico e tomem consciência dos problemas ou dos resultados indesejados e, com isso, passem a buscar a origem de suas causas de forma a perseguir a meta de acidente zero.

____________

Esta matéria atende à condicionante referente aos Programas de Educação Ambiental e de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, 07/01/2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, 14/02/2020, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

27/06/2022
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado