ENSEADA PARTICIPA DA FEIRA SOLIDÁRIA DO IFBA EM SALINAS DA MARGARIDA E FORTALECE A SUSTENTABILIDADE E CULTURA LOCAL.

Nos dias 15 e 16 de outubro, a Enseada participou da Feira Solidária promovida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), em parceria com a Prefeitura de Salinas da Margarida, associações, cooperativas e empreendedores locais. O evento teve como foco o fortalecimento do empreendedorismo regional, a visibilidade dos projetos locais e a ampliação da inclusão socioprodutiva.

A Feira Solidária ofereceu uma programação diversificada, que incluiu a exposição e comercialização de produtos de empreendedores locais, oficinas, palestras educativas e atividades culturais. Entre os produtos expostos, destacaram-se artesanatos feitos com escamas de peixe, bordados, crochê, cerâmica, derivados da mandioca, pescados defumados e itens produzidos pela maricultura de Valença.

Equipe de Sustentabilidade da Enseada com Cristiane Silvão do IFBA

Um dos destaques da participação da Enseada foi a distribuição de publicações da coleção de livros de Sustentabilidade e Cultura Quilombola que abordam temas relacionados ao meio ambiente, destinação de resíduos sólidos, e cultura quilombola, que incluem as lendas, histórias, saberes e fazeres tradicionais dos quilombos de Cachoeira e Maragojipe, no Recôncavo Baiano, decorrentes de levantamentos realizados em campo a partir da Anuência da Fundação Cultural Palmares. Professores, estudantes, representantes de associações e cooperativas, bem como moradores da região, puderam adquirir os exemplares, contribuindo para disseminar ações de educação ambiental e da cultura local.

A feira representou um espaço para o networking, impulsionando o fortalecimento da rede de comércio local. Com a participação de cerca de 70 pessoas no stand da Enseada, a iniciativa reforçou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o apoio às tradições culturais e produtivas da comunidade.

O evento incluiu ainda um minicurso sobre a defumação de pescados, oficinas de penteados afro e máscaras personalizadas, promovendo não apenas a geração de renda, mas também a preservação de técnicas tradicionais e a valorização da identidade cultural da região.

A participação da Enseada reflete seu compromisso com a responsabilidade social, atuando de forma ativa na promoção do desenvolvimento local e na valorização das tradições e da sustentabilidade. O Circuito de Economia Solidária, no qual a feira se insere, é uma iniciativa que busca ampliar a autonomia das comunidades por meio da geração de renda e da formação de redes de comércio colaborativas, contribuindo para um futuro mais justo e inclusivo.

 

___________

Esta ação integra o escopo das ações constantes da Anuência nº 15 da Fundação Cultural Palmares e dos Programas de Educação Ambiental – PEA e  de Comunicação Social – PCS, que fazem parte da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

18/10/2024
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado