Enseada faz movimentação de estrutura que compõe uma das pernas do Goliath

Uma operação que envolveu muita atenção e perícia foi realizada nesta terça-feira (22), próxima aos Cais I e II da Unidade Paraguaçu. Foi o deslocamento até a área de montagem da parte superior de uma das pernas do superguindaste Goliath, maior pórtico do Brasil, com 150 metros de altura e 7 mil toneladas.

Cerca de 20 integrantes, entre eles operadores, engenheiros, riggers, encarregados e demais ajudantes participaram da movimentação da peça. A parte que foi deslocada agora está próxima à viga principal do guindaste, que está passando por um processo rigoroso de soldagem.

De acordo com Marcus Vinicius, gerente de Obras da Enseada, esse equipamento integra a perna do Goliath que ficará na posição Norte, bem ao lado da Oficina 6. “É uma estrutura que chega a pesar 120 toneladas. Para isso, utilizamos dois guindastes que suportam até 300 toneladas”, informou Vinicius.

A parte superior da perna foi transportada em cima de uma linha de eixo, também conhecida como ‘centopeia’. O equipamento, dotado de um sistema que permite direcionar os pneus independentemente para os lados, girar 360° sobre o eixo e aumentar a largura e o comprimento de acordo com a necessidade, pertence à empresa holandesa Mammoet.

Essa era a última peça do superguindaste que se encontrava mais distante do ponto onde ele está sendo erguido. A base dessa estrutura já se encontra na área de montagem desde a chegada dos primeiros navios à Enseada. Com capacidade de içar até 1,8 mil toneladas, o Goliath poderá erguer de uma só vez a torre de perfuração dos navios sonda quando estiver em plena operação.

22/07/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado