Um trabalho que exige foco e concentração. Saiba como atua o soldador!

Soldador. Aquele que une os materiais, particularmente os metais. O profissional de solda é bastante valorizado na indústria leve e pesada, e é o destaque de hoje da Série Profissões, criada pelo blog Navegando Juntos para mostrar as áreas em que atuam homens e mulheres da Enseada.

Dentre os 182 soldadores da Unidade Paraguaçu, está Álvaro Guimarães, líder dos profissionais de caldeiraria e solda. Segundo ele, é preciso foco e concentração para fazer um trabalho bem feito. “Se o soldador não estiver bem psicologicamente, a solda está perdida”, ressaltou.

Para Márcia Lapa, gerente de Educação Profissional da Enseada, os profissionais que atuam nessa área fazem um trabalho muito importante para a produção do Estaleiro, seja ela na fase civil ou industrial. “A junção perfeita das chapas de aço depende da técnica e da habilidade do soldador. Esse acabamento vai fazer toda a diferença na entrega das nossas encomendas”, analisou Lapa.

Capacitação
O Instituto Federal da Bahia (IFBA), em parceria com a prefeitura de Salinas da Margarida, abriu nesta sexta-feira (30) 50 vagas para o curso de Solda (eletrodo revestido), nos turnos vespertino e noturno, no núcleo avançado de Salinas. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O coordenador da unidade do IFBA, José Martin Ucha, informou que o critério para concorrer a uma das vagas é ter o Ensino Fundamental completo e mais de 18 anos. “As inscrições acontecem na Secretaria de Assistência Social do município, mas é preciso correr, pois devem acabar logo. As aulas começam no dia 9 de junho, e mais duas turmas serão oferecidas a partir do mês de outubro”, informou Ucha.

30/05/2014
3 Comentários
3 Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

Navegando Juntos

Prezada Edileide, Para garantir a transparência no processo de contratação da mão de obra local, todas as admissões de integrantes da Enseada na Bahia são realizadas através de cadastro no SineBahia. Caso tenha interesse em trabalhar conosco, se inscreva e aguarde uma oportunidade compatível com o seu perfil profissional. Lembre-se: o número de vagas dentro do Estaleiro é limitado, mas as oportunidades fora dele são amplas e permanentes. Boa sorte! Obrigada pelo seu comentário. Atenciosamente, Equipe do Navegando Juntos

Edileide Pereira

Como fazer para ingressar no Estaleiro como Soldador, para o meu esposo. Fico no aguardo abrigada!

tatiane

o IFBA está fazendo seu papel qualificando os jovens porem não estamos conseguindo ingressar no estaleiro até hoje eu e meus colegas não conseguimos nem um teste de solda fiz solda de eletrodo revestido e almoxarife pelo IFBA e tô precisando de uma oportunidade de trabalho.