Pintor jatista da Enseada é destaque de hoje na Série Profissões
A Série Profissões, nesta semana, explora o trabalho do responsável pela pintura de peças e acessórios metálicos no canteiro da Enseada: o pintor industrial. Depois de ter trabalhado em São Paulo e Belém do Pará, Antonio Adailton, 29 anos, retornou a São Roque para pintar as plataformas P59 e P60. É ele quem vai nos contar um pouco o que faz o pintor industrial.
“A gente não para. Faz proteção corrosiva por causa do salitre, dá a sinalização (a cor) e a estética ao material”, revelou, ao citar alguns detalhes sobre a sua área de atuação. “A cor da tinta é muito importante porque ela sinaliza e identifica um produto, no caso de tubulações”, ensinou Adailton que garante que quando o profissional tem um bom perfil não fica parado e facilmente engrena.
Apesar de dominar todo o ofício, ele se aperfeiçoou em jateamento, uma subárea da profissão que possui alto grau de risco. “É um trabalho que exige muita cautela, porque a granalha de aço se espalha no ar a uma velocidade muito alta. Você tem que estar atento e bem protegido, senão pode ter a pele perfurada”, informou.
Disciplina, comprometimento e dedicação são palavras que permeiam a sua conduta. “Quando o assunto é trabalho, eu não abro mão da seriedade. Foi assim que conquistei tudo até hoje”, avaliou. E pra quem está engatinhando na carreira, ele dá uma dica: “Procure se relacionar bem e conhecer um bom profissional. Tudo o que me mandavam fazer eu questionava para aprender mais sobre aquilo”.
Navegando Juntos
dermival nascimento dos santos