Enseada começa a montar o maior guindaste Goliath do Brasil
A Unidade Paraguaçu da Enseada Indústria Naval deu início, na segunda-feira (12), às atividades de posicionamento final das peças do superguindaste Goliath. Nesta quarta-feira (14), os trabalhos se concentraram no alinhamento e nivelamento de blocos da viga principal com calços metálicos.
De acordo com Marcus Vinicius, gerente de Obras da Enseada, enquanto são feitos esses ajustes, também estão sendo armadas as torres para a pré-montagem da perna fixa do Goliath. “É uma megaoperação e exige o desenvolvimento de diversos trabalhos simultâneos”, declarou. A complexidade da operação é devido ao tamanho do guindaste: 7 mil toneladas, 150 metros de altura, 143 metros de vão e capacidade de içar 1,8 mil toneladas.
A montagem do Goliath envolve mais de 100 pessoas (maioria estrangeira), entre integrantes especializados do Estaleiro e profissionais de países como, Finlândia, Filipinas, Coréia e Holanda. Segundo Vinicius, os estrangeiros foram contratados pela finlandesa Konecranes (fabricante do Goliath) para realizar toda a soldagem do guindaste. “É uma tarefa que requer muita habilidade e experiência. Afinal, um excelente trabalho agora é a garantia da execução das atividades operacionais dentro do prazo estipulado e com a qualidade esperada”, argumentou.